Psicoterapia online funciona?

Sim... funciona para quem quer entrar em processo de psicoterapia e não pode ou não quer um atendimento presencial.

Há modelos que são mistos , com atendimentos presenciais e outros online, que facilitam a vida de pessoas que precisam cruzar a cidade para ir até o consultório e não podem ficar presas no trânsito, ou por outros motivos como a falta de tempo das metrópoles, e a vida atribulada de pessoas ocupadas. Nessa modalidade mista alternamos atendimentos presenciais e online.

Pode ser ainda a maneira pela qual pessoas que moram em cidades pequenas e distantes de grandes centros, encontram psicoterapeutas. Uma vez que nesses locais é comum conhecer os psicólogos, de forma não profissional, como amigo e/ou participando do cotidiano local, o que pode tolhir a confiabilidade de questões que são sigilosas para a pessoa.

Também permite a pessoas que moram no exterior, fazer psicoterapia na língua de seu país de origem, ou a pessoas que sofrem de síndrome do pânico e não saem de casa, ter acesso a tratamento.

O importante é sempre se assegurar de que está com um profissional registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP), que tem conhecimento técnico e que preza pela ética e sigilo tanto do ambiente de atendimento ( que no caso é um ambiente “online” e por isso mesmo precisa assegurar sigilo das informações), quanto do local onde os atendimentos são realizados (o profissional precisa ter um local apropriado para trabalhar terapeuticamente, sem ser interrompido).

A mudança da sociedade, que vem acontecendo, com o advento da Inteligência artificial e das redes sociais, provoca mudanças na estrutura da sociedade (algumas desejáveis, outras não) e, no funcionamento psíquico das pessoas. Não podemos negar que o mundo mudou, e logo mudaram as formas de se fazer psicoterapia.

A psicoterapia online é feita por Videoconferência, e cada sessão tem duração de 50 a 60 min. São necessários câmera e fones de ouvido para assegurar mais privacidade.

Escrito por Marcia Tardini

Após minha formação pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) em 1991, iniciei minha atuação em clínicas na região do ABC Paulista e em consultório particular.

Publicação anterior

O QUE É IMPORTANTE NA HORA DE ESCOLHER PSICOTERAPIA

Próxima publicação

Como falar sobre morte com as crianças?