O QUE É IMPORTANTE NA HORA DE ESCOLHER PSICOTERAPIA

Se você não é um profissional da área, mas uma pessoa que esta em busca de ajuda psicoterapêutica, o passo inicial é buscar indicações  junto a pessoas que você conheça ou junto a outros profissionais da área de saúde. Isso é importante para assegurar que você encontre alguém com uma formação adequada e reconhecido como quem trabalha com seriedade, dentro de padrões éticos e seguros.

Marque entrevistas iniciais antes de decidir por um profissional. É bastante natural que você queira experimentar o contato, perceber como se sente com a pessoa e se há certa empatia, que é necessária para que a confiança se desenvolva. Pois uma relação terapêutica sem confiança, não costuma funcionar.

Pergunte sobre a formação do psicoterapeuta. Ele não deverá se ofender com perguntas deste tipo, nem entrar numa posição defensiva. Mais  importante do que a linha de trabalho é entender se ele tem conhecimento na área, se continua fazendo cursos, se participa de congressos, grupos de estudo. A linha teórica do psicoterapeuta é bastante importante se você é um profissional da área, mas não tão importante se você é leigo.

Um psicoterapeuta precisa sempre continuar estudando, e estar em supervisão com um profissional mais experiente, se ele não tem tanta experiência, além de ter passado por seu próprio processo de psicoterapia, como paciente.

E é sempre importante que você saiba que deve colocar seus questionamentos, opiniões e também suas ressalvas sobre o processo psicoterapêutico.

Se você não teve boa interação com o profissional, não precisa desacreditar da psicoterapia, mas sim, continue buscando que certamente encontrará alguém que poderá ajudá-lo no processo. Há muitos profissionais na área.

Escrito por Marcia Tardini

Após minha formação pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) em 1991, iniciei minha atuação em clínicas na região do ABC Paulista e em consultório particular.

Publicação anterior

STRESS – O Qué é isso afinal!

Próxima publicação

Psicoterapia online funciona?